O Brazil Philatelico
O BRAZIL PHILATELICO - 130 ANOS

Geraldo de Andrade Ribeiro Jr.
Secretário da ABRAJOF - Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos

A 15 de janeiro de 1882 surgia em São Paulo uma novidade: uma revista filatélica,
a primeira em nosso país, composta e impressa nesta capital, com redação
na Rua da Imperatriz, atual Rua 15 de novembro, bem no centro da cidade.

Luiz Henrique Levy (São Paulo - 08/08/1861 - Rio de Janeiro 08/08/1935), pianista,
compositor e filatelista criou a revista, tendo editado mais dois números, a 15/02 e 15/03,
estes já impressos no Rio de Janeiro, não tendo havido continuidade na empreitada, mas é considerado o pioneiro do jornalismo filatélico em nosso país.

Os números 2 e 3 trazem a data de edição, mas não o número 1, tendo surgido dúvidas sobre a mesma, dissipadas pelo falecido pesquisador Áureo Gonçalves dos Santos, o qual constatou numa revista publicada posteriormente, em 1893, em Campos (RJ), uma matéria de autoria de Remigio de Bellido, na qual o mesmo atestava a data e a primazia de O Brazil Philatelico.

Esta data passou a ser comemorada como o Dia da Imprensa Filatélica, a partir de 1981 e já em janeiro de 1982 a ABRAJOF, com apoio da FEBRAF e FEFIESP realizou Exposição de Literatura Filatélica comemorativa do centenário desta data.

Atualmente, é bem mais fácil ser jornalista filatélico, com os modernos meios de comunicação, facilidades da Internet, em poucos minutos abre-se um blog e se insere uma matéria, mas não deixemos de louvar o pioneirismo e a ousadia de Levy ao lançar uma revista que falava de coleção de selos e estampilhas, num meio onde a Filatelia ainda engatinhava. Agora, ao comemorarmos os 130 anos da nossa primeira publicação, estamos em vias de disponibilizar em nosso website estes 3 números pioneiros.

O espírito que norteou o pioneiro do nosso jornalismo ainda acha-se presente, pois apenas nesta Lubrapex 2012 temos o lançamento de quatro novas publicações e outras acham-se programadas para 2013.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2005 ABRAJOF - Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos. Todos os direitos reservados
.