Histórico
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS FILATÉLICOS congrega quantos promovem a Filatelia pelos meios de comunicação social, bem como dedica-se ao estudo, aplicação e difusão da cultura filatélica por meio da Literatura Filatélica, coordenando e estimulando a divulgação de informações, promovendo intercâmbio de idéias e estudos e cooperando com os adeptos da Literatura Filatélica.

A ABRAJOF é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, subsistindo por meio da anuidade de seus associados e da colaboração de entidades oficiais e particulares.

A Literatura Filatélica no Brasil iniciou-se em 15 de janeiro de 1882, com a publicação de BRAZIL PHILATÉLICO, editada por Luiz Levy, em São Paulo (SP), tendo, portanto, completado o seu centenário em 1982. Em 15 de janeiro é comemorado o DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA.

A ABRAJOF somente veio a ser fundada em São Paulo (SP), a 10 de janeiro de 1971, por um grupo de jornalistas filatélicos a cuja dedicação e incansável trabalho se deve o sucesso inicial da iniciativa.

A ABRAJOF destina os seus recursos na divulgação e no incentivo da prática da Literatura Filatélica, basicamente por meio de seu BOLETIM ABRAJOF e das EXPOSIÇÕES NACIONAIS DE LITERATURA FILATÉLICA, SEMINÁRIOS e, também na coordenação do PRÊMIO ANGELO ZIONI, anualmente concedido ao jornalista mais atuante.

As dimensões continentais do país dificultam um maior contato dos associados, espalhados por todos os estados, bem como a realização de eventos locais e regionais, porém tem sido incentivada a criação de novas colunas filatélicas em jornais e a criação de novos boletins e revistas. A ABRAJOF tem procurado informatizar as suas atividades e aderiu à INTERNET para agilizar e facilitar as suas ações.

A ABRAJOF não tem uma sede física, atendendo aos seus associados por via postal, por e-mail, por fax, por telefone e pessoalmente, quando dos eventos realizados.

A ABRAJOF é filiada à Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF) e FEFIESP (Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo).

Eventos realizados:

- Comissão de Filatelia e Numismática da Secretaria Estadual da Cultura (SP) - participou de 1965 a 2003.
- Exposições Nacionais: 17 eventos realizados
- LUBRAPEX 74 - ( Luso-Brasileira ) - colaboração na organização - São Paulo
- Exposições regionais, locais, mostras: mais de 50 realizadas
- Encontros de Associados e Seminários de Literatura Filatélica: 20 eventos realizados

Diretorias anteriores

 
Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2005 ABRAJOF - Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos. Todos os direitos reservados
.